Projeto de Lei 002/2022 - Autor: Altemiles Martins de Souza

por Câmara Legislativa publicado 10/05/2021 20h05, última modificação 09/05/2022 20h00
Autoriza o Poder Executivo Municipal a denominar artéria de nossa cidade e dá outras providências.

>> Clique Aqui e Leia o Projeto de Lei 002/2022 na íntegra

JUSTIFICATIVA  À PROPOSTA DE LEI 002/2022

Antônio Ademar de Lira, filho do Sr. João Paulo de Lira e da Sr. ª Alexandrina Maria de Medeiros, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1930, no sitio Conceição (na época, município de Picuí-PB). Durante sua juventude, em busca de melhorias de vida, viajou para o estado de São Paulo; retornando para Frei Martinho em 1954. No ano de 1955 casou-se com Maria do Carmo Lira, com quem teve treze filhos, dos quais criaram-se nove.

Antônio Lira (popularmente conhecido como Toinho Verissimo) era agricultor, e também trabalhava como pedreiro e marceneiro, exercendo suas funções em nosso município, em cidades circunvizinhas e até em outros estados.  Entre os anos de 1982 a 1989 e de 1993 a 1995, durante os mandatos de Aguitônio Dantas, José Pereira, Saulo José de Lima e José Dantas Pinto, prestou relevantes serviços na área da construção civil, participando da construção e reforma de diversos prédios públicos (escolas, prefeitura, etc.), como também no setor de infraestrutura, atuando na zona urbana e rural de nossa cidade. Em 19 de março de 2021, aos 91 anos de idade, veio a falecer, deixando um grande legado de honestidade, seriedade e competência.

Diante do exposto, esta Casa Legislativa entende como sendo justo e oportuno à perpetuação da memória do Sr. Antônio Ademar de Lira, através da utilização de seu nome para denominar uma de nossas vias públicas, em reconhecimento a sua história e aos serviços prestados ao nosso município.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Frei Martinho – PB, em 04 de Maio de 2022

Altemiles Martins de Souza